O desenvolvimento deste projeto surge da importância de minimizar os desafios que advêm da pandemia por COVID-19. Esta tem implicações significativas na saúde mental da mulher, acarretando riscos acrescidos para a adaptação perinatal, em particular com a alteração das rotinas de seguimento obstétrico e preparação para o parto.
O projeto "Mind The Mom: uma intervenção online para a saúde mental perinatal em tempos de pandemia”, proposto pelo Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) em colaboração com o Serviço de Obstetrícia A da Maternidade Daniel de Matos e com a Unidade de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (MDM – UPC – CHUC), foi aprovado para apoio pela 2ª edição da iniciativa RESEARCH4COVID - 19 da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
O estudo, cuja equipa é constituída por Psicólogas Clínicas e uma Médica, é coordenado pela Psicóloga Clínica e Investigadora Anabela Araújo Pedrosa e tem como objetivo desenvolver e testar a eficácia preliminar de uma intervenção psicológica breve, em formato de aplicação móvel, na promoção dasaúde mental da grávida durante a pandemia por COVID-19.
A app MTM, criada no âmbito deste projeto de investigação, contém informação, exercícios e estratégias cognitivo-comportamentais, fáceis de integrar no seu dia a dia e com evidência na promoção da saúde mental perinatal, adaptadas ao contexto atual da pandemia e a outras situações de risco similares.
A recolha de dados será feita online e contará com dois momentos de avaliação. No primeiro momento, após obtido o seu consentimento, ser-lhe-á solicitado a resposta a um protocolo de avaliação, após o qual terá acesso à app MTM. Se o consentir, no segundo momento, passadas 5 semanas, será novamente contactada, avaliando-se, então, a eficácia da app. Se concordar em participar neste estudo, aceda aqui: mindthemom.pt/quest/1.